domingo, janeiro 04, 2009
De mudança!
Início de ano, expectativas renovadas e um clima perfeito para novidades. O Invasões Bárbaras entra em 2009 com blog novo e é no portal O TEMPO Online que vamos continuar nossa caminhada, mostrando as tais músicas para derrubar o império. Em breve o domínio invasoesbarbaras.com.br será redirecionado para nosso novo espaço.

Enquanto isso você pode clicar aqui para ver nosso conteúdo na casa nova.

Bem, é bom aproveitar a mudança para explicar um pouco da nossa proposta. O império em questão tem seu idioma oficial, fato evidenciado pelo predomínio de canções cantadas em língua inglesa em nossas rádios. Ouvimos basicamente, além de canções brasileiras, músicas vindas dos Estados Unidos e da Inglaterra. Ancorado na lógica de distribuição das grandes gravadoras, o fenômeno tem alcance global e o inglês aparece quase como um pré-requisito para o sucesso.

E nos outros países? Existe som por lá? A noção, de modo geral, é superficial e muitas vezes estereotipada. Mas um olhar mais atento nos mostra que o resto do mundo não é mudo, nem surdo.

Da vizinha Argentina ao distante Uzbequistão, a riqueza musical se faz presente, escondida em um obscuro vazio midiático. Pesquisa profunda é a arma do Invasões Bárbaras para mostrar um pouco desse lado. Neste espaço, vão circular bandas, sons e estilos musicais e esperamos também a contribuição do internauta para continuar aprendendo.

E é sempre bom ressaltar, que nossa proposta nada tem de anti-americanismo. Não estamos aqui para levantar bandeiras contra consumo, capitalismo... Também não temos nada contra o inglês. Ouvimos músicas cantadas no idioma da Rainha e ele é extremamente útil em nossas pesquisas. A proposta é muito simples: é uma questão de diversidade e de liberdade.

O início de tudo

O projeto surgiu na UFMG, em 2006, e ganhou forma pelas mãos e vozes de quatro estudantes de Comunicação Social. Os comunicólogos, hoje formados, Hidson Guimarães (Publicitário), Igor Costoli (Jornalista e Radialista), Tiago Capixaba (Jornalista e Radialista) e Vetrô Gomes (Jornalista e Radialista) concluíram a graduação com a idéia transformada em projeto de fim de curso.

Nas ondas da rádio UFMG Educativa (104,7 FM), o Invasões Bárbaras se materializou como programa de rádio em junho de 2006. Depois se seguiram investidas na TV, discotecagem em festas de Belo Horizonte e o nosso blog, que agora passa a funcionar aqui no TEMPO Online.

Cenas dos próximos capítulos

Uma semana de estréia recheada de atrações, já no novo endereço. Tiago Capixaba fala de rock mexicano, Vetrô Gomes desvenda os mistérios da Ásia, Hidson Guimarães tira as sombras da música italiana. Igor Costoli posta direto da França, com novidades sobre a música de lá.

E teremos também pitadas de tango, com nossa estagiária Maisa Gontijo. Nossa equipe ainda tem Adriana Costa e Bernardo Xuxa que guardam surpresas para as próximas semanas.
 
Psicografado por Tiago Capixaba | Permalink |


1 Comentário(s):