quarta-feira, maio 14, 2008
110 - Eletrônica e Guitarra Elétrica
A banda turca 110 (Yüz On) faz um som que considero dos mais versáteis dentro do projeto Invasões Bárbaras: electrorock. As canções do grupo parecem funcionar bem em qualquer ambiente: tem sempre aquela que se encaixa no fechamento do bloco musical do rádio (é o caso de Özledim seni), outra que tem mais peso e agrada mais a galera que curte rock (Bitti Mi) e outra de vertente mais eletrônica (F2).

O electrorock é um gênero musical tipicamente de síntese, e no caso do grupo 110 ainda ocorre a inclusão de elementos da música turca. Na prática, em cada faixa do CD Atomların Harika Dünyası, o primeiro da banda, lançado em 2005, vamos encontrar elementos hora do rock, hora da música eletrônica, hora mais acústicos. Temos faixas em que a estrutura das estrofes segue a lógica do rock, mas a base é toda eletrônica; outras já são menos lineares e mais experimentais, seguindo tendências da música eletrônica - mas a guitarra rouba a cena. E mesmo faixas mais lentas e acústicas, menos pretensiosas, chamam a atenção pelo estilo turco de vocal e pelos arranjos eletrônicos bem pontuados, sem exageros. No geral, o CD é muito coeso, e a seqüência das faixas segue uma proposta musical consciente.

Grup é como os turcos chamam as bandas. Na maioria das vezes, o termo se funde ao próprio nome da banda, passando a ser um só - informação útil em mecanismos de busca, especialmente no caso do Grup 110, de nome curto e comum. A música turca tem papel fundamental dentro do Invasões, uma espécie de coringa que nos providenciou o melhor da música regional do Oriente Próximo e as tendências mais recentes da música global.

Nosso primeiro encontro com a música turca foi logo no início do projeto, e nosso repertório ainda não era suficiente para bem classificar determinados gêneros. Conforme crescia nosso entendimento, aumentava a participação daqueles mesmos grupos turcos garimpados meses e até anos antes. Seja no programa semanal ou nos vários estilos de discotecagem, a Turquia sempre tem algo a agregar. No caso da 110, a banda até foi "mudando de nome" dentro do Projeto. Começamos por chamá-la de "Grup cento e dez", depois observamos que muitas bandas turcas tinham este "Grup" na frente. Reduzimos para apenas 110, já que preferimos dizer "grupo 110" ou "banda 110" em português mesmo. Um pouco mais de pesquisa bastou para descobrirmos que 110 se pronuncia "yüz on" - já que turco nenhum lê "cento e dez" ao falar da banda. A partir daí começou um lento e contínuo trabalho de corrigir - e convencer - os demais produtores.

O mais interessante é que, neste meio tempo, a banda passou de independente e desconhecida, entre 2005 e 2006 - ano de nossa pesquisa - a um dos principais nomes do rock turco. Até lançaram um novo CD, Kontrol, que merece um post à parte porque trouxe algumas mudanças. Mas já que a gente falou e falou da banda, e até viajou um pouco pela música turca, vamos conferir qual é a dela, então. Bitti mi é um vídeo que diz muito da banda, tem cara de primeiro single, mesmo. Mas vale a pena conferir também Özledim seni, Gölge e Tuzak - todas elas viraram clipes.



 
Psicografado por Hidson Guimarães | Permalink |


0 Comentário(s):