sábado, dezembro 22, 2007
Por una cabeza
Fechando a trilogia de textos que comecei sobre as origens do tango e de seu grande herói, lanço mão de um recurso que meus amigos já usaram aqui. A tradução do maior clássico de ambos. Na letra, o eu-lírico canta uma comparação entre seu vício por corridas de cavalos e sua atração por belas mulheres. Mais tango e mais Gardel, impossível.

Por una Cabeza
Carlos Gardel & Alfredo Le Pera

Por una cabeza de un noble potrillo
(Perdendo) por uma cabeça de um nobre potrilho
que justo en la raya afloja al llegar
que afrouxa na raia quando está perto de chegar
y que al regresar parece decir:
e que ao regressar parece dizer:
no olvides, hermano,
não esqueças, irmão,
vos sabes, no hay que jugar...
tu sabes, não deves apostar...

Por una cabeza, metejón de un dia,
Por uma cabeça, idéia fixa de um dia,
de aquella coqueta y risueña mujer
daquela mulher risonha e jocosa
que al jurar sonriendo,
que ao jurar sorrindo,
el amor que esta mintiendo
o amor que está mentindo
quema en una hoguera todo mi querer.
queima em uma fogueira todo o meu querer.

Por una cabeza, todas las locuras
Por uma cabeça, todas as loucuras
su boca que besa
sua boca que beija
borra la tristeza, calma la amargura.
apaga a tristeza, acalma a amargura.

Por una cabeza, si ella me olvida
Por uma cabeça, se ela me esquece
que importa perderme,
que importa que perca
mil veces la vida
mil vezes minha vida
para que vivir...
para que viver...

Cuantos desengaños, por una cabeza
quantos desenganos, por uma cabeça
yo jure mil veces no vuelvo a insistir
eu juro mil vezes e volto a insistir
pero si un mirar me hiere al pasar,
mas se um olhar me fere ao passar,
su boca de fuego, otra vez, quiero besar.
sua boca em fogo outra vez quero beijar.

Basta de carreras, se acabo la timba,
Basta de corridas, acabaram-se as apostas
un final reñido yo no vuelvo a ver,
um final disputado não volto a ver
pero si algun pingo llega a ser fija el domingo,
mas se algum pingo* chega a ser ficha no domingo
yo me juego entero, que le voy a hacer.
eu me entrego inteiro, o que posso fazer?



*Pingo = cavalo veloz, excepcional

Incrível como, a cada dia, Gardel canta melhor...
 
Psicografado por Costoli | Permalink |


0 Comentário(s):