quarta-feira, novembro 07, 2007
As belas melodias do Gobi

Em 1991, quatro músicos do conservatório de Ulaanbataar, na Mongólia, se juntaram para fazer trilhas sonoras para um teatro de contos de fada e mitos. Nascia assim o Egschiglen, que em português, significa "bela melodia".

O objetivo do Egschiglen sempre foi preservar e divulgar a cultura tradicional do povo mongol. As apresentações da orquestra são acompanhadas pelo morin khuur, um violão com cabeça de cavalo e cantadas numa técnica chamada de Canto Difônico, onde o músico manipula o ar que passa por suas cordas vocais, produzindo um efeito bem característico.

O último trabalho do grupo foi o cd Gobi, lançado em 1997. Até hoje eles continuam fazendo shows e divulgando a cultura mongol. A orquestra hoje tem oito membros, três tocando o morin khuur (Tumenbayar Migdorj, Huyagsaihan Luvsanaharav e Tumursaihan Yanlav), um músico no baixo (Uuganbaatar Tsend-Ochir), dois solistas vocais (Amartuwshin Baasandorj e Sarangerel Tserevsamba joochin), um perito em percussão asiática (Wandansenge Batbold) e uma dançarina (Ariunaa Tserendavaa)

Para você conhecer um pouco do som do Egschiglen, segue o vídeo da apresentação da orquestra no Festival Tam Tam, do ano passado. A filmagem é amadora, mas o som é bom.

 
Psicografado por Vetrô Gomes | Permalink |


0 Comentário(s):