quinta-feira, outubro 05, 2006
No coração do mar eslavo...
... existe uma ilha latina. Conservou sua personalidade, manteve-se a mesma de coração, mas jamais esteve isolada pela geografia. Dialogou com a modernidade e devolveu ao mundo uma produção musical rica e com identidade própria.

Falamos da Romênia, cujo nome é referência do Império Romano. É de lá que trazemos um ritmo original, popular e polêmico. O manele é uma mistura de dance music e hip hop, muito influenciada pelas músicas balcânica e cigana.

A polêmica a que me refiro vem da dita alta-cultura, que torce o nariz para o ritmo que possui letras de temática semelhante às do hip hop americano. Outra semelhança é que a origem humilde e suburbana do gênero faz com que alguns artistas repitam freqüentemente as alusões à dificuldade da vida e a ostentação do dinheiro que conseguiram.

Críticas à parte, a força do estilo o trouxe ao invasões, pois não haveria como fazer um retrato fiel da música romena sem citar o manele, pela importância e força popular que ele tem. Afastados das críticas de juízo sócio-econômico e cultural do país, ficamos livres para avaliar o som com uma menor quantidade de interferência no julgamento. Recomendamos.
 
Psicografado por Costoli | Permalink |


2 Comentário(s):


  • Anonymous Anônimo (13/10/06 20:51):

    Nu s2 du mar slavu...

    ... ixisti 1 ilha latina. Conservou sua personalidadiiiii, mantevi-si a mexma di s2, maix jamais istevi isolada pela geografia. Dialogou cum a modernidadi i devolveu au mundu 1 produssaum musical rica i cum identidadi propria.

    Falamus dah Romeniah, cuju nomi eh referenciah du Imperiuh Romanuh. Eh di lah q trazemus 1 ritmuuuu original, populah e polemicu. U manelih eh 1 misturah di dance music i hip hop, muituuuuuu influenciadah pelas music balcanicah i ciganah.

     
  • Anonymous Anônimo (26/10/06 15:53):

    esse costoluxo...