sábado, maio 03, 2008
o mesmo de novo & o novo mesmo
O álbum mais recente da polonesa Happysad, Nieprzygoda (algo como "desventura"), foi lançado em setembro de 2007. No geral, foi mantida a mesma linha dos trabalhos anteriores: rock típico, sem fusões ou sem adentrar acintosamente em um subgênero específico, mas numa construção musical típica do rock alternativo que permite perceber elementos do punk rock, do rock progressivo e do reggae.

A primeira faxa, Milowy Las, tem a maior cara de faixa de abertura mesmo, com introdução longa, demorando a entregar os instrumentos. A faixa-título, Nieprzygoda, é um pouco mais calma e apagada no contexto do CD, mas ainda assim interessante. Todo o CD possui faixas de levadas diferentes, por conta mesmo desse conjunto de influências que a banda apresenta.

No geral, a impressão que dá é que este álbum é mais diversificado do que os anteriores, houve mesmo um pouco de evolução na sonoridade. Algumas faixas parecem novas versões de músicas anteriores, como é o caso de Taka Historia, um semi-cover de Nostress, do CD anterior, que nem por isso deixa de ser interessante, já que esta linha de rock-reggae é o que há de mais vivo na banda. Taka Historia tem a vantagem de ser mais animada do que a antecessora, o que pode lhe garantir uma vaguinha no setlist de indie rock dos Djs Bárbaros, junto com a faixa #03, Damy Rade, que ultimamente estou até preferindo.

Com tanta coisa a ser dita sobre o trabalho destes poloneses, causa ainda mais surpresa saber que eles mantêm o estigma de banda de rock para adolescentes. Acredito que seja por causa das letras, e porque os poloneses devam preferir rock com um pouco mais de peso. Mesmo assim, é bom saber que os jovens poloneses estão ouvindo trabalhos que já lhes garantem um bom repertório, como é o caso de Nieprzygoda, que circula por várias vertentes do rock. Com todo este grau de exigência, a Polônia deve mesmo continuar sendo um dos poucos países do mundo onde a cena rock predomina em relação ao pop ou demais estilos.
 
Psicografado por Hidson Guimarães | Permalink |


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