domingo, março 09, 2008
“Quando ela me vê ela mexe, piri-piri-piri-piriguete”
Ao som do reggaeton mais conhecido pelas bandas de cá, me lembro da experiência antropológica que vivi pelos lados de Cuzco, Peru. A trilha sonora também era composta pelo ritmo de MC Papo, mas, ao invés de ver “piriguetes”, conheci as “bicheras”.

A história toda começa com Daniela*, uma menina de dez anos que queria me vender bonequinhas de pano. Ao saber que eu era brasileira, olhou para cima, fez cara de quem estava tentando lembrar de alguma coisa e disse quase sem respirar: “Brasil: moeda Real, capital Brasília, presidente Lula, 9 dedos”**.

Achei genial a sacada da menina e quis puxar assunto para ver com o que mais ela iria me presentear. Papo vai, papo vem, e Daniela começa a me perguntar sobre namorados. Ao contrário de qualquer brasileira que se encanta facilmente pelo sotaque castelhano, Daniela me deu a dica: “Que argentino que nada! Você tem que namorar um europeu. Ele que vai te tirar daqui e te levar pra morar lá”.

“Espanha: moeda Euro, capital Madrid, bandeira Vermelha e Amarela, igrejas cheias de ouro”. Depois que Daniela abriu meus olhos, minhas noites nunca mais foram as mesmas. Não que eu tenha passado a perseguir europeus pelas boates de Cuzco, apenas comecei a reparar na quantidade de peruanas que estavam acompanhadas ou buscando a companhia de algum gringo de olhos azuis.

Um amigo brasileiro que estava morando por lá há quase três meses, me contou uma história horrível (ou incrível). Ele presenciou uma cuszqueña enraivecida aprontando um barraco no banheiro porque seu pretendente estava acompanhado por outra mulher. “Você sabe o que você está fazendo? Está acabando com a minha chance de sair daqui!”.

Foi esse mesmo amigo que deu nome aos bois: bicheras. Mulheres que freqüentam as mesmas boates que os turistas com a única e exclusiva intenção de fazê-los se apaixonar para levá-las embora.

“Peru: moeda Novo Sol, capital Lima, paisagens Maravilhosas, mulheres Comuns”.


* e ** : Os nomes e a pronúncia das palavras foram modificados para melhor compreensão da história.
 
Psicografado por Juliana Deodoro | Permalink |


6 Comentário(s):


  • Blogger Hidson Guimarães (9/3/08 22:19):

    Ótimo texto, Ju! Conseguiu sintetizar as impressões muito bem.

     
  • Blogger Hidson Guimarães (9/3/08 22:20):

    As piriguetes são bem menos pretensiosas...Só querem deixar de andar a pé e alguém pra pagar a conta nas baladas.

     
  • Blogger Tiago Capixaba (10/3/08 23:11):

    bom mesmo, ju

    arrancou elogios até do coração gelado do Baiano... hehe

     
  • Anonymous Anônimo (11/3/08 15:05):

    Consigo até enxergar as bochechinhas sorridentes contando o caso.
    E tbm a Daniela com seus 25 anos brigando com outra cuzquena no banheiro por um alemão alto dos olhos azuis.
    (nada contra os alemãos altos dos olhos azuis).
    (e nem contra a menina, tadinha.)

     
  • Anonymous quilomobnnq (9/11/09 15:49):

    REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA!1 ParTe
    Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, que apesar de estarmos no 3º milênio em pleno avanço tecnológico, o nosso coletivo se encontra a margem e marginalizados de todos de todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano, que em pese que esse grupo de países a pirâmide do topo da sociedade mundial e que ditam o que e certo e o que é errado, determinando as linhas de comportamento dos povos comandando pelo imperialismo norte-americano, que decide quem é do bem e quem do mal, quem é aliado e quem é inimigo, sendo que essas diretrizes da colonização do 3º Mundo, Ásia, África e em nosso caso América Latina, tendo como exemplo o nosso Brasil, que alias é uma força de expressão, pois quem nos domina é a elite associada a elite mundial, é de conhecimento que no Brasil que hoje nos temos mais de 30 bilionários, sendo que a alguns destes dessas fortunas foram formadas como um passe de mágica em menos de trinta anos, e até casos de em menos de 10 anos, sendo que algumas dessas fortunas vieram do tempo da escravidão, e outras pessoas que fugidas do nazismo que vieram para cá sem nada, e hoje são donos deste país, ocupando posições estratégicas na sociedade civil e pública, tomando para si todos os canais de comunicação uma das mais perversas mediáticas do Mundo. A exclusão dos negros e a usurpação das terras indígenas criou-se mais e 100 milhões de brasileiros sendo estes afro-ameríndio descendentes vivendo num patamar de escravidão, vivendo no desemprego e no subemprego com um dos piores salários mínimos do Mundo, e milhões vivendo abaixo da linha de pobreza, sendo as maiores vitimas da violência social, o sucateamento da saúde publica e o péssimo sistema de ensino, onde milhões de alunos tem dificuldades de uma simples soma ou leitura, dando argumentos demagógicos de sustentação a vários políticos que o problema do Brasil e a educação, sendo que na realidade o problema do Brasil são as péssimas condições de vida das dezenas de milhões dos excluídos e alienados pelo sistema capitalista oligárquico que faz da elite do Brasil tão poderosas quantos as do 1º Mundo. É inadmissível o salário dos professores, dos assistentes de saúde, até mesmo da policia e os trabalhadores de uma forma geral, vemos o surrealismo de dezenas de salários pagos pelos sistemas de televisão Globo, SBT e outros aos seus artistas, jornalistas, apresentadores e diretores e etc.Movimento Revolucionario Socialista QUILOMBOLIVARIANO

    quilombonnq@bol.com.br
    Organização Negra Nacional Quilombo
    O.N.N.Q. Brasil fundação 20/11/1970
    por Secretário Geral Antonio Jesus Silva

     
  • Anonymous QUILOMBONNQ (9/11/09 15:53):

    REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA! 2PARTE
    .
    Manifesto da Revolução Quilombolivariana vem ocupar os nossos direito e anseios com os movimentos negros afro-ameríndios e simpatizantes para a grande tomada da conscientização que este país e os países irmãos não podem mais viver no inferno, sustentando o paraíso da elite dominante este manifesto Quilombolivariano é a unificação e redenção dos ideais do grande líder Zumbi do Quilombo dos Palmares a 1º Republica feita por negros e índios iguais, sentimento este do grande líder libertador e construí dor Simon Bolívar que em sua luta de liberdade e justiça das Américas se tornou um mártir vivo dentro desses ideais e princípios vamos lutar pelos nossos direitos e resgatar a história do nossos heróis mártires como Che Guevara, o Gigante Oswaldão líder da Guerrilha do Araguaia. São dezenas de histórias que o Imperialismo e Ditadura esconderam.Há mais de 160 anos houve o Massacre de Porongos os lanceiros negros da Farroupilha o que aconteceu com as mulheres da praça de 1º de maio? O que aconteceu com diversos povos indígenas da nossa América Latina, o que aconteceu com tantos homens e mulheres que foram martirizados, por desejarem liberdade e justiça? Existem muitas barreiras uma ocultas e outras declaradamente que nos excluem dos conhecimentos gerais infelizmente o negro brasileiro não conhece a riqueza cultural social de um irmão Colombiano, Uruguaio, Argnetina,Boliviana, Peruana,Venezuelano, Argentino, Porto-Riquenho ou Cubano. Há uma presença física e espiritual em nossa história os mesmos que nos cerceiam de nossos valores são os mesmos que atacam os estadistas Hugo Chávez e Evo Morales Ayma , não admitem que esses lideres de origem nativa e afro-descendente busquem e tomem a autonomia para seus iguais, são esses mesmos que no discriminam e que nos oprime de nossa liberdade de nossas expressões que não seculares, e sim milenares. Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução Quilombolivariana e bradaram Viva a,Viva Simon Bolívar Viva Zumbi, Viva Che, Viva Martin Luther King,Malcolm X Viva Oswaldão, Viva Mandela, Viva Chávez, Viva Evo Ayma,Rafael Correa, Fernado Lugo,
    Viva a União dos Povos Latinos afro-ameríndios, Viva 1º de maio, Viva osTrabalhadores e Trabalhadoras dos Brasil e de todos os povos irmanados.Movimento Revolucionario Socialista QUILOMBOLIVARIANO

    quilombonnq@bol.com.br
    Organização Negra Nacional Quilombo
    O.N.N.Q. Brasil fundação 20/11/1970
    por Secretário Geral Antonio Jesus Silva