
O som se eleva um pouco em Signor Tentenna, que foi o primeiro single retirado do álbum. Esta canção foge um pouco da temática de feminilidade e maternidade do álbum: em vez de tratar dos pensamentos cotidianos das mulheres, nesta faixa Carmen canta as aflições deste senhor que se vê às voltas com uma mulher neurótica e ciumenta, incapaz de enxergar os reais dilemas e inquietações do companheiro. Em Maria Catena e Il Pendio dell'Abandono, nos deparamos com um cromatismo todo especial, que bebe na música folclórica tradicional da própria Itália.
O destaque do CD, no entanto, fica para os samplers e participações especiais, importantes para estender as dimensões musicais da cantora. Em La Dolce Attesa, temos uma gravidez psicológica e uma inserção da voz de Rosa Balistreri, cantando em dialeto siciliano. Madre Terra é compartilhada com a beninense Angélique Kidjo. Com um quê de universalidade e de pertencimento ao planeta, a faixa tem as duas vozes fundidas harmonicamente no refrão, mas cada cantora vem construindo sua estrofe como se músicas independentes fossem.
O CD Eva contro Eva não está presente na semana especial das pílulas da Itália, dando lugar a outras canções já consagradas de Carmen Consoli. Mas como felizmente o Invasões é um projeto multimídia, o nosso programa semanal não deixa passar em branco este refinado trabalho da música popular italiana. E abaixo você confere o clipe de Tutto su Eva.
Lembrando que Costoli se lê "Costóli", exceto pelo Macaco Pessoa, que às vezes lê Cóstoli...